terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A música e a escola

Lembrava hoje o Fernando Alves, no seu "Sinais" da TSF, o trabalho notável de Paulo Lameiro. Os seus concertos para bebés contam já com uma década de existência e tornaram-se o espectáculo musical de maior audiência destes últimos anos. São 10 anos a divulgar a música e a celebrá-la juntos dos mais pequeninos. Não para que eles sejam mais inteligentes, como explica, mas para que as crianças possam, apenas, sentir a música. A música clássica. A música dos clássicos.
Parece que tem sido um sucesso, esta iniciativa. Acredito que boa parte dos que levam as suas criaturinhas aos concertos, nunca foram a um espectáculo deste género e não têm discos de música clássica em casa. E acredito até que se comovam com o espanto com que os filhos recebem aquelas sonoridades, para eles estranhas.
Sempre fui de opinião que a escola não pode substituir a família. Antes a deve complementar. Ainda que não seja tão fracturante quanto os tempos modernos exigem, a divulgação da música, desta música, devia ser uma missão da escola. As crianças deviam ouvi-la e saber ouvi-la. Até lá, antes dos concertos que vai havendo, alguém tem de pedir aos paizinhos para evitarem as palminhas...