quinta-feira, 13 de novembro de 2008

SERVIÇOS ATENDIMENTO PÚBLICO - TAKE 2

A minha incursão (forçada...) pelos serviços públicos dá direito a mais um post.
A SITUAÇÃO:
Pedido do abono pré-natal (essa bandeira deste Governo no apoio à maternidade!) na Segurança Social.
A TEORIA:
Primeiro passo: imprimir os formulários directamente da internet. Bom começo!
Segundo passo: ligar para a Segurança Social Directa para confirmar umas coisinhas: documentos necessários, serviços de atendimento, horários, etc.
Mais uma vez, tudo pareceu extremamente fácil: levo os formulários já preenchidos, cópia do BI, declaração de IRS, certificação médica do tempo de gravidez e dirijo-me a qualquer balcão da Segurança Social (não necessariamente ao da minha área de residência).
Optei pelo balcão perto do meu local de trabalho. Liguei para lá para confirmar as informações (gato escaldado de água tem medo!!!). Dado já ser meio-dia, aconselharam-me a ir só às 14h. "Faz sentido", pensei eu, "todas as pessoas devem, como eu, aproveitar a hora do almoço para tratar destes assuntos e depois das 14h estará menos gente".
A PRÁTICA:
Na Seg. Social de Paço de Arcos há uma funcionária que dá as senhas. Isso, carrega no botão da maquineta, sai a senha e entrega-a ao beneficiário. Nos quase 45min que lá passei, não me apercebi que tivesse qualquer outra função... A mim, na minha condição de prioritária, deu-me uma senha "manual", que não saiu da máquina, feita ali na hora. E disse-me que seria atendida no balcão 2 quando a sua colega chegasse.
Não sei se estão a ver o filme: o balcão de atendimento a grávidas, idosos e deficientes não funciona à hora do almoço, reabrindo quando a funcionária chega. Lá está a explicação para me aconselharem a não ir antes das 14h. Balcão prioritário, hã?
RESULTADO:
Como até nem estava casa cheia, aconteceu o caricato de serem atendidas antes de mim pessoas com senha do atendimento geral que chegaram depois!!
Eu só fui atendida às 14h15m, depois da funcionária, que chegou pontualmente às 14h, arrumar a mesa e pôr alguns assuntos "urgentes" em dia.
Tudo muito Simplex!

3 comentários:

Freddy disse...

Estes relatos são uma tara!!! Love it!

Joana Lopes Moreira disse...

Lamento Freddy, mas não prevejo ter que me dirigir a serviços públicos brevemente, pelo que estes relatos vão ter que esperar por novas oportunidades ;)

disse...

O que a mim mais me espanta, é a falta de sensibilidade que muitas mulheres começam a revelar, quando vem uma semelhante grávida. Chega a roçar a indiferença, o olhar para o lado, o não dar prioridade em nada.... Ainda se fossem os homens, tudo bem, é desculpável, porque o Criador, não nos deu esse dom, mas agora as outras mulheres???!!!